Modelagem de banco de dados com Quick DB Diagram
Quem me conhece, sabe que não sou muito dedicado em lidar com banco de dados, meu interesse sempre esteve mais ligado a computação gráfica, porém nos dias de hoje não podemos nos dar ao luxo de fazer apenas um tipo de trabalho e pensando nisso eu resolvi perder a preguiça natural de programador e começar a aprender mais sobre o assunto.
Apesar de não gostar muito, lidar com dados é algo que utilizo no meu trabalho, mesmo que com pouca frequência, porém é sempre bom adquirir mais conhecimentos e decidi encarar esse desafio com um projeto pessoal.
Na primeira fase eu resolvi me aprofundar mais nos tipos de bancos de dados e suas características, entender melhor as vantagens e desvantagens de cada modelo e quais seriam mais interessante nesse momento para eu me dedicar.
Como no meu atual trabalho já usamos banco de dados relacional esse foi o caminho mais natural e também por ser mais popular foi minha primeira escolha.
Passando a primeira fase, veio o próximo desafio, modelar a estrutura e relacionamentos e é ai que entra a ferramenta ao qual quero falar hoje.
Em todas as minhas aventuras anteriores com banco de dados, sempre fiz a "modelagem" via código SQL puro, sem ver de forma gráfica o que aquilo se tornava. Até cheguei a testar algumas ferramentas de diagrama tipo UML, mas que no fundo mais complicavam do que ajudavam no sentido de entender o que está sendo produzido por aquele código SQL.
Foi então que encontrei o Quick DB Diagram, basicamente é um editor onde você escreve código SQL e ele vai automaticamente gerando o diagrama, mas não para por ai, os diagramas são vivos e você pode fazer os relacionamentos de forma visual, ligando os atributos dos nós do diagrama. Além de facilitar a escrita do código já que ele tem um analisador que vai te guiando durante a escrita do código ele permite que você consiga organizar todos os scripts em arquivos e pastas, muito útil caso você tenha mais do que um projeto ou um projeto grande.
Como se isso não fosse o bastante, o Quick DB Diagram ainda permite que você importe e exporte os scripts para diversos tipos de bancos de dados, como MySQL/MariaDB, PostgreSQL, Oracle, SQL Server e outros formatos como PDF e imagens PNG, para que você possa adicionar esse material em alguma documentação ou comunicar com outras pessoas do time.
Falando em time, a ferramenta permite um trabalho colaborativo, onde você pode convidar outras pessoas para trabalharem no mesmo diagrama, isso leva a um novo nível de colaboração, realmente estou gostando muito de usar essa ferramenta e está até me fazendo gostar mais de usar banco de dados.
